Circuitos
Um Circuito em Série é um circuito cujos componentes estão ligados sequencialmente numa única malha, Figura 1. Num Circuito em Série, a Corrente I, que flui através de cada componente, é a mesma, mas a Tensão, Vx, aos terminais de cada componente pode ser diferente, dependendo da Resistência Rxdo componente.
A Resistência Total R, de um Circuito em Série, é a soma das Resistências de todos os Componentes,R = R1 + R2 + … … + Rn
Em sala de aula o professor pediu para descobrimos os valores de cada resistor.
COMO MOSTRA ABAIXO:
Para isso usamos um protoboard para medir a resistência de cada um:
circuito em série
Conceito
Circuito em série, como o próprio nome já diz é um circuito com duas ou mais cargas que estão sendo alimentadas em série uma com a outra, ligadas em sequência, havendo apenas um único caminho para a passagem de corrente elétrica. Uma outra forma de visualizar um circuito em série é que as cargas têm apenas um ponto em comum entre elas, ou seja, não há nenhum ponto de derivação:
Para atividade em sala de aula começamos tirando o valores do circuito em série ligado e desligado:
Usando um MultÃmetro analógico e digital para tirarmos o valores do circuito em série que foi em resultado:
circuito paralelo
Conceito
O circuito em paralelo também é composto por duas ou mais cargas, porém diferente do circuito em série, todas essas cargas possuem o mesmo ponto em comum, ou seja, há um ponto de derivação para todas elas, fazendo com que o fluxo da corrente elétrica separe proporcionalmente para cada carga, de acordo com o valor de sua resistência.
Logo após fomos ao circuito paralelo, usando também um multÃmetro analógico e digital para descobrimos seus valores:
Onde o resultado final foi:
A diferenças entre as duas são:
Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.
Outra diferença que podemos citar é que se no circuito em série uma das cargas pare de funcionar todas as demais também irão parar, pois o circuito será interrompido. Porém no circuito em paralelo às cargas funcionam de maneira independente, se uma parar de funcionar as demais irão manter o seu funcionamento normalmente, isso porque a corrente sempre terá um caminho alternativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário