terça-feira, 21 de agosto de 2018

Choque Eletrico

Relatório Sobre a Palestra de
 Choque Elétrico 

Um Choque Elétrico Pode Ser Fatal 



Intensidade do Choque Elétrico Costuma-se associar o "estrago" que o choque pode causar com o nível de tensão, porém o correto é que depende da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo da pessoa durante o choque e do caminho da corrente elétrica pelo corpo. Certamente que quanto maior for a tensão, maior é a probabilidade de ocorrer um dano físico à pessoa, tendo em vista que pela lei de Ohm o aumento da corrente é diretamente proporcional ao da tensão e inversamente proporcional ao da resistência elétrica, ou seja, para a mesma resistência do corpo humano, que é relativamente constante (entre 1300 e 3000 ohms para a tensão de 127 V), se aumentarmos a tensão, consequentemente a corrente aumentará. 
Corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Se observarmos microscopicamente, podemos ver que essas partículas na verdade estão em movimento desordenado, pois elas possuem movimento aleatório em razão da agitação térmica a qual estão submetidas. 
O choque elétrico é causado pela corrente elétrica que atravessa o corpo do ser humano ou de qualquer outro tipo de animal. O seu acontecimento pode causar até morte, dependendo da intensidade da corrente elétrica, por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa.
O que determina as conseqüências do choque é a intensidade da corrente elétrica, ou seja, o valor da corrente. Lembrando que a corrente elétrica é medida no Sistema Internacional de Unidades em ampère. Alguns estudos sobre esse fenômeno revelaram as conseqüências de alguns valores aproximados, veja: 

      • Corrente de 1mA a 10 mA podem provocar apenas uma sensação de formigamento; 
      • Correntes entre 10 mA e 20 mA podem causar uma sensação dolorosa; 
      • Correntes maiores que 20 mA e menores que 10 mA causam dificuldades na respiração, pode causar morte por asfixia se não socorrido a tempo; 
      • Correntes superiores a 100 mA são muito perigosas com alto poder de matar, pois atacam direto o coração, fazendo com que ele funcione a rápidas contrações e de formas irregulares, é a chamada fibrilação cardíaca; 
      • Correntes que são superiores a 200 mA já não causam mais a fibrilação cardíaca, mas provocam graves queimaduras e parada cardíaca. 

A voltagem não é um fato determinante para o fenómeno do choque elétrico. Em algumas situações, apesar da voltagem ser relativamente grande as cargas elétricas envolvidas são muito pequenas, e em consequência disso o choque elétrico produzido não apresentam nenhum risco. Isso ocorre, por exemplo, no gerador de Van de Graaff, utilizado em laboratórios de ensino. No entanto, voltagens que são relativamente pequenas podem causar sérios danos, dependendo da resistência do corpo. O corpo humano tem resistência aproximada de 100000 Ω com a pele seca, já com a pele molhada cerca de 1000 Ω. Ou seja, conclui-se que com corrente elétrica não se brinca, pois suas consequências podem ser fatais.

                                        Existe 3 (três) Tipo De Choques Elétricos

1. Choque estático



 1.1.Produzido por eletricidade estática que tem um tempo de duração pequeno, suficiente para descarregar carga elétrica do elemento energizado .

  1.2. Não provoca danos ao corpo humano, devido ao seu curto tempo de duração (CUIDADO; PORTADO DE MARCA PASSO)

2. Dinâmico 



   2.1.É o choque tradicional, ou seja, aquele que surge com o contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação.
2.2. O tempo de duração dura enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. 
2.3. Pode criar desde pequenas a irreparáveis lesões.

3. Descarga Atmosférica 



                                                                               Atmosféricos (raios) 
3.1. Podem atingir diretamente ou indiretamente uma pessoa podendo causar queimaduras graves ou até a morte.
3.2. Devido a sua natureza devastadora a descarga atmosférica quando tem o ponto de impacto um ser humano, ou o ser humanos esteja nas proximidades de um ponto de impacto, haverá alta probabilidade  um eletrocutamento devido a passagem de corrente elétrica no corpo deste indivíduo o que acarretará serias lesões e provável morte devido as grandes correntes existentes em tais fenómenos naturais.
 Você pode perguntar 
Qual a melhor forma de prevenir descargas atmosféricas para quem trabalha em campo aberto? Seria possível prevenir com o uso de algum tipo de calçado de segurança conhecido no mercado?
Os trabalhos em espaços abertos tem de ser cobertos por medidas a fim de se analisar a possibilidade de descargas atmosféricas. A descarga atmosférica não podem ser previstas com exatidão mas estudos quantos a unidade do ar e a possibilidade de chuvas podem melhorar a previsão de possíveis descargas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Video aula sobre a Internet

Onde a internet foi criada ? A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar    ...